[Odontologia no Ar] Ações preventivas são fundamentais para evitar o crescimento de doenças crônicas

Odontologia no Ar
Odontologia no Ar
[Odontologia no Ar] Ações preventivas são fundamentais para evitar o crescimento de doenças crônicas
/

[:pt]As doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo, a doença renal crônica, diabetes e hipertensão, são cada vez mais frequentes na população brasileira, acompanhando, infelizmente, uma tendência mundial. O tratamento destas doenças custa caro ao Estado e as ações preventivas são fundamentais para evitar o crescimento epidêmico e suas drásticas consequências na qualidade de vida das pessoas.

Os dentistas são profissionais da saúde que, além de promoverem a saúde bucal, têm grande potencial para realizar rastreio das doenças crônicas não transmissíveis, e ainda, aconselhar os pacientes quanto aos fatores ambientais diretamente relacionados com o seu aparecimento e desenvolvimento. O dentistas podem e devem aconselhar, por exemplo, sobre hábitos alimentares, cessação do fumo e prática de exercícios físicos.

Ao conhecer a doença de base do seu paciente, e conduzir o tratamento odontológico adequado, o dentista vai além: não apenas promove a saúde bucal, mas certamente contribui com o bem-estar e equilíbrio geral melhorando a qualidade de vida dos indivíduos, especialmente para aqueles com doença crônica não transmissível.

Pessoas com Insuficiência Renal Crônica parecem ter um risco aumentado para doença periodontal, alterações no metabolismo ósseo e maior sangramento dependendo dos níveis de ureia. A remoção de infecção bucal é importante para a saúde geral dos pacientes. [:]