[Odontologia no Ar] Como cuidar dos dentes na melhor idade?

Odontologia no Ar
Odontologia no Ar
[Odontologia no Ar] Como cuidar dos dentes na melhor idade?
/

[:pt]Quando há próteses ou implantes a cautela com a gengiva é ainda mais importante. A boca pode servir de porta de entrada para uma série de infecções e outros tipos de doença. Sendo assim, não pode ser posta em segundo plano. É fundamental que os idosos fiquem atentos para identificar qualquer alteração na cavidade bucal e façam visitas ao dentista a fim de serem orientados da melhor forma

A terceira idade pode ser uma fase muito prazerosa da vida se houver um cuidado especial em relação à saúde.

Quando se tem próteses ou implantes a cautela com a gengiva é ainda mais importante. No caso do portador de uma dentadura, o ideal é que elas sejam substituídas a cada cinco anos, porque a parte que fica sob as próteses vai se desgastando com o passar do tempo. Esse tipo de paciente também deve fazer um autoexame semanal, já que o surgimento de anomalias deve ser avisado ao dentista o mais rápido possível.

Entre outros problemas que acometem essa parcela da população estão a diminuição da quantidade de saliva, retração gengival, perda dos dentes inferiores e artroses que dificultam a empunhadura da escova. Tudo isso tem consequências como uma maior vulnerabilidade a infecções, perda de tonicidade da língua e sensibilidade dos dentes.

É importante que em cada um desses casos o idoso procure por um dentista, a fim de ser orientado da melhor forma, e se a pessoa não tiver mais condição de realizar suas atividades diárias, um cuidador deve ser a solução.

A boca também deve receber cuidados  intensivos porque pode se tornar uma porta para uma série de doenças, isto é, a qualidade de vida na terceira idade também depende de uma boa saúde bucal.[:]