[Odontologia no Ar] Higienização das mãos e boca

Odontologia no Ar
Odontologia no Ar
[Odontologia no Ar] Higienização das mãos e boca
/

Doenças causadas por fungos, vírus e bactérias são causadas pela má higienização das mãos e da boca, colocando em risco a vida de crianças e adultos. Este episódio discute quais são as consequências de uma eventual contaminação por esses microorganismos e revela quais são as formas mais eficientes de prevenir contaminações.

Fungos, bactérias e vírus são parte da microbiota das mãos e da boca. Quando em desequilíbrio, esses microorganismos podem trazer riscos à saúde de adultos e crianças. Para evitar essas situações, a saída é higienizar corretamente as mãos e a boca. Este episódio do Momento Odontologia explica qual a melhor maneira de realizar isso, com a participação de Carina Domaneschi, do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia (FO) da USP.

Entre os fungos, os gêneros TrichophytonMicrosporum e Aspergillus apresentam algumas espécies patogênicas ao homem, enquanto que o Candida, que faz parte da flora normal da cavidade bucal, pode  causar candidíase oral entre 20 a 72% das pessoas. Agentes bacterianos como o Streptococcus mutans e Porphyromonas gingivalis podem causar a cárie e gengivite, respectivamente. No ser humano, os vírus são responsáveis por causar gripe, rubéola, catapora, entre outras doenças.

Por isso a higiene adequada é imprescindível para evitar contaminações. Além de água e sabão – essencial para conter a via de transmissão fecal-oral – é necessário, após umedecer as mãos, passar sabonetes ou álcool gel na planta e no dorso das mãos, entre os dedos, pulsos e unhas. Na hora de secar, o mais higiênico é usar o papel toalha. Já em relação à correta higienização da boca, para prevenir cáries e doenças gengivais, a escovação aliada ao fio dental diminuem a incidência de cáries e de mau hálito.