[Odontologia no Ar] Piercing na região da boca pode causar prejuízos à saúde bucal

Odontologia no Ar
Odontologia no Ar
[Odontologia no Ar] Piercing na região da boca pode causar prejuízos à saúde bucal
/

Esses adornos podem gerar diferentes tipos de problema, a depender do local onde são colocados. Na língua, por exemplo, além de uma chance maior de infecção ou dano local, eles estão associados às fraturas dos dentes, informa especialista

O podcast desta semana recebeu a professora Mariana Minatel Braga Fraga da Faculdade de Odontologia (FO) da USP para falar sobre o uso de piercing na região da boca, como dentes, lábios e língua, e os possíveis prejuízos que eles podem causar para a região bucal, principalmente, se não receberem cuidado adequado. Por isso, em alguns países, como os Estados Unidos, o uso de piercing nesta região é contraindicado.

Conta a professora que “os piercings podem gerar diferentes tipos de problema, a depender do local onde são colocados”. Na língua, por exemplo, além de uma chance maior de infecção ou dano local, eles estão associados às fraturas dos dentes. Na região dos lábios, os piercings estão associados com retrações gengivais, em função do trauma que acontece repetidamente entre o piercing e o tecido gengival. Já os que são colocados nos dentes se tornam um grande empecilho para a higiene do local.

Além desses possíveis problemas, os piercings podem estar associados a problemas na fala, mastigação e em todas as funções orais. “Como ele é um objeto estranho e não usual, é possível que o corpo não se adapte. Caso isso ocorra e dure um longo período, “a recomendação é que se remova o piercing”.


Produção e Apresentação: Rosemeire Talamone

CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)

Edição Sonora: Gabriel Soares

Edição Geral: Cinderela Caldeira

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish