[Odontologia no Ar] Uso de chupeta pode trazer prejuízos para a saúde bucal das crianças

Odontologia no Ar
Odontologia no Ar
[Odontologia no Ar] Uso de chupeta pode trazer prejuízos para a saúde bucal das crianças
/

Ana Lídia Ciamponi conta que o uso de chupetas “está associado a uma série de problemas para o desenvolvimento da criança”, como má-oclusão, crescimento ósseo inadequado e funções orais comprometidas

O uso da chupeta é bem comum entre as crianças e é visto pela família como uma das formas mais efetivas de acalmar os bebês. Mas a chupeta pode colaborar no desenvolvimento de alguns problemas para a saúde bucal, e não é recomendada por nenhum profissional, principalmente após os dois anos idade. Os possíveis prejuízos desse hábito e as melhores formas de retirá-lo das crianças é o tema desta semana.

Professora da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, Ana Lídia Ciamponi conta que o uso de chupetas “está associado a uma série de problemas para o desenvolvimento da criança”, como má-oclusão, crescimento ósseo inadequado e funções orais comprometidas.

“Sempre é possível retirar a chupeta, já que quem oferece é a mãe”, ressalta Ana Lídia. É possível, também, amenizar os prejuízos provocados na saúde bucal da criança. Para isso, é recomendado o uso moderado da chupeta, que deve ser utilizada quando a criança for dormir ou quando estiver estressada ou agitada.  

A professora diz que, para retirar o hábito, a família deve observar pontos importantes e, principalmente, não utilizar métodos punitivos, como colocar substâncias amargas na chupeta ou retirá-la sem a aprovação da criança. “É preciso que os pais trabalhem com um reforço positivo e com muita conversa, para que elas entendam a importância de deixar a chupeta”, finaliza.


Produção e Apresentação: Rosemeire Talamone

CoProdução: Alexandra Mussolino de Queiroz (FORP), Letícia Acquaviva (FO), Paula Marques e Tiago Rodella (FOB)

Edição Sonora: Gabriel Soares

Edição Geral: Cinderela Caldeira

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish