[Saúde Bucal do Bebê] Benefícios da amamentação materna

FOUSP Podcasts
[Saúde Bucal do Bebê] Benefícios da amamentação materna
/

O aleitamento materno ou amamentação é muito especial para a mãe e o bebê, além de nutrir, o ato de amamentar favorece o vínculo afetivo entre eles e traz muitos benefícios para a saúde materno-infantil ao longo de toda a vida.

A organização mundial de saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida, já que o leite materno é considerado o alimento mais completo e que supre todas as necessidades do bebê nesse período, a partir daí a amamentação deve ser complementada com a introdução de alimentos saudáveis. A introdução alimentar é um assunto muito importante, preparamos algumas dicas, vale a pena conferir no portal saúde bucal da criança da FOUSP. 

Dentre os benefícios da amamentação para a saúde geral do bebê podemos citar:

– a redução da mortalidade;

– a melhora na imunidade e  a redução do risco no desenvolvimento de doenças crônicas como sobrepeso, obesidade e diabetes do tipo 2.

 Os benefícios da amamentação para a saúde geral materno-infantil são bem estabelecidos. Mas você sabia que a amamentação também é benéfica para a saúde bucal do bebê?

O aleitamento materno beneficia o desenvolvimento das estruturas do rosto, estimulando corretamente os músculos que são responsáveis por funções importantes  como a sucção, respiração e deglutição,  o que pode favorecer o futuro aprendizado da mastigação e da fala. O Aleitamento materno protege ainda, contra problemas na oclusão nos dentes de leite, as chamadas maloclusões, e este benefício pode impactar nos dentes permanentes.

Também existem inúmeros benefícios para a mãe, como:

  • ajuda no retorno do útero ao tamanho normal após o parto;
  • reduz risco de desenvolver diabetes do tipo 2 e  protege contra o câncer de mama e de ovário.

Todos estes benefícios não estão presentes com o uso da mamadeira e esse hábito está relacionado com impactos negativos na saúde. Além disso, a amamentação não tem custo e é sustentável, portanto, deve ser incentivada e apoiada!

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish