[Saúde Bucal do Bebê] Bruxismo em crianças

FOUSP Podcasts
[Saúde Bucal do Bebê] Bruxismo em crianças
/

Mamãe e papai, vocês sabem o que é bruxismo? 

Nããão!! Não tem a ver com bruxa.  

É o nome técnico para o hábito de ranger os dentes. Isso mesmo!!! Ranger os dentes.

É uma atividade involuntária e repetitiva dos músculos que controlam a mastigação. Pode acontecer durante o dia enquanto a criança está acordada ou à noite, durante o sono. 

Tem origem no sistema nervoso central, ou seja, é controlado pelo cérebro.

Existem alguns fatores que podem servir de gatilho para esse mau hábito. 

São eles:

  • A Genética, na qual de 20 a 50% das crianças que tem bruxismo possui um membro direto da família que também tem. Sendo mais comum em meninos. 
  • O Sono, que precisa acontecer em um ambiente tranquilo, escuro e respeitando os horários. Fatores como de estresse e ansiedade favorecem o mau hábito de ranger os dentes. Deve-se evitar que a criança durma em lugares com barulho, com alguma luz acesa, respeitar o ciclo de pelo menos de 8 horas de sono e observar a qualidade do sono isso é, se existe alguma dificuldade para respirar e presença de ronco.
  • Morder objetos e respirar pela boca também são características que geram para os pais um sinal de alerta! 
  • Refluxo é uma condição que está associada, pois aumenta a quantidade de saliva na boca e a atividade dos músculos da mastigação. Nesse caso, o hábito de ranger e/ou apertar os dentes vem como um mecanismo de defesa do corpo.

Se você identificar alguma dessas características no seu filho e associada ao ranger dos dentes a melhor coisa a fazer é procurar uma avaliação profissional. O odontopediatra, o profissional capacitado para atender bebês, crianças e adolescentes, vai ajudar no diagnóstico e no tratamento do seu filho. Essa consulta é muito importante para que seja possível determinar as causas e receber a orientação correta para o tratamento desse mau hábito. 

Para saber mais, ouça nossos podcasts e acesse o portal saúde bucal da criança, faculdade de odontologia da usp.

REFERÊNCIAS

1. Guo H, Wang T, Niu X, Wang H, Yang W, Qiu J, et al. The risk factors related to bruxism in children: A systematic review and meta-analysis. Arch Oral Biol. 2018;86:18-34.

2. Bonacina, CF; Ortega, AO. Bruxismo do Sono em Odontopediatria – E-book Interativo – Universidade Cruzeiro do Sul 

3. Nunes, ML. Distúrbios do Sono. J Pediatria. 2002; 78 (Supl. 1): S63-S72

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish