[Saúde Bucal do Bebê] Erupção dos dentes decíduos

FOUSP Podcasts
[Saúde Bucal do Bebê] Erupção dos dentes decíduos
/

O aparecimento dos dentes na boca do bebê é um “acontecimento” normal e muitas vezes quando os dentes começam a surgir podemos perceber o aumento da quantidade de saliva na boca ou o bebe pode ter febre ou diarreia. 

Alguns bebês podem apresentar sensibilidade na gengiva bem no local aonde o dente está aparecendo. Geralmente esses bebês colocam as mãos quase que inteiras na boca para aliviar a coceira e salivam bastante. 

Métodos simples como massagens na gengiva com uso de mordedores e massageadores gengivais encontrados em farmácias ou loja de artigos para bebês podem ajudar a aliviar essa sensibilidade. Lembrando sempre do cuidado na escolha desses mordedores, pois eles devem ter o tamanho ideal para a criança não engolir ou aspirar. Além disso devem ser feitos de material resistente para não quebrar. Uma dica importante é não prender o mordedor junto ao corpo da criança com cordão para evitar o risco de sufocamento. 

Aliás, não se recomenda nenhum tipo de colar ou cordão em bebês. Muitos pais podem ficar pensando que o uso de colar de âmbar pode ajudar aliviar a coceira. Isso porque o âmbar é uma resina que dizem ter propriedades anti-inflamatórias,e que também fortaleceria o sistema imunológico e melhoraria a atividade cerebral. 

Vale deixar claro, que a Associação Brasileira de Odontopediatria não indica o uso desse colar pois vários estudos mostram que não há uma comprovação científica comprovando esse efeito ou propriedade, nem pelo uso do colar, nem pela substância em si.

Ah! outra maneira simples de ajudar a diminuir a coceira na gengiva é usar alimentos frios durante as refeições.

O uso de pomada ou gel anestésicos não deve ser incentivado devido pois corre o risco do bebê engolir o produto. 

Nos casos em que a criança apresentar febre alta, acima dos 38C ou vômitos é importante ser encaminhado ao médico pediatra, para uma avaliação clínica e tratamento adequado. Afinal, a criança pode estar apresentando infecção ou quadro viral, os quais não devem ser confundidos com sintomas relacionados ao aparecimento dos dentes.

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish