[Saúde Bucal do Bebê] Higiene bucal no bebê

FOUSP Podcasts
[Saúde Bucal do Bebê] Higiene bucal no bebê
/

A odontopediatria atualmente é voltada para a educação e prevenção, o conceito de Odontologia preventiva é sinônimo do nível mais alto de saúde bucal e a “Prevenção dever ser feita desde a gestação, já que os dentes de leite começam se formar no 6o ao 8o mês de vida intrauterina, assim a mamãe deve aprender e se atentar aos cuidados da saúde bucal o quanto antes, garantindo e prevenindo a saúde da seu bebe.

A gestante deve orientada sobre saúde e higiene bucal desde o início da gravidez, pois isso também reflete na Prevenção da dentição decídua (dente de leite do bebe) e posteriormente para a dentição permanente. Dessa forma, a mamãe estará pronta para manter os cuidados necessários para realizar uma boa manutenção diária de higiene, e conscientizada que deve levar os seus filhos ao odontopediatra para realizar uma avalição periodicamente. 

 Além de ser um período importante para educação sobre higiene bucal do bebe, estabelecer bons hábitos de higiene e dieta desde a primeira infância traz grandes benefícios para a saúde  por toda vida. Por isso, orientar os pais sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento do sistema estomatognático do bebê, além de ser um fator protetor para cárie dentaria e para diversas doenças e alterações, é importante para nutrição e crescimento e desenvolvimento saudável da criança.

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish