[Saúde Bucal do Bebê] Maloclusão na dentição decídua

FOUSP Podcasts
[Saúde Bucal do Bebê] Maloclusão na dentição decídua
/

Uma dúvida muito comum que os pais têm é em relação ao nascimento dos dentes dos bebês. Como deve ser a mordida mais favorável nesta fase?

Os primeiros dentes dos bebês geralmente aparecem na boca por volta dos 6 aos 10 meses de idade, mas isto pode variar. Depois da vinda dos incisivos, que são os dentes da frente, chegam os primeiros molares a partir de um ano de vida e que contribuem para uma melhor estabilidade da mordida da criança. Na sequência, os caninos são os dentes que nascem e por último os segundos molares. Ao total, somam-se 20 dentes de leite que se completam por volta dos dois anos, dois anos e meio da criança. 

Para entender melhor como seria a mordida ideal podemos compará-la a uma caixa de sapatos. A tampa cobre levemente a caixa, protegendo-a. Assim deve ser a mordida mais favorável, com a arcada de cima cobrindo levemente a arcada de baixo. Quando existe uma desarmonia entre os arcos podemos ter dentes mal posicionados e que podem ter diferentes causas, como por exemplo, uso de chupetas e mamadeiras, herança genética, perdas dentárias precoces, entre várias outras. 

Já o aleitamento materno, por outro lado, além de todos os benefícios nutritivos e imunológicos, traz um ganho excelente no desenvolvimento.. da musculatura perioral do bebê e acaba protegendo contra um possível mal posicionamento dentário. 

Por isso, a consulta odontológica desde cedo é fundamental para o dentista acompanhar o desenvolvimento da criança e estar atento a possíveis problemas na mordida atuando na prevenção e no planejamento de tratamentos quando eles forem necessários.

ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish