125 Anos de História, Excelência e Inovação

Prezada comunidade FOUSP e egressos,

É com imenso orgulho e gratidão que celebraremos este ano os 125 anos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Desde sua fundação, em 1900, nossa instituição tem sido referência na formação de cirurgiões-dentistas, na produção de conhecimento e no compromisso com a melhoria da saúde bucal da população.

Nossa trajetória foi construída com o empenho de docentes, estudantes, servidores técnico-administrativos e pesquisadores, além dos milhares de egressos que também ajudaram a elevar o nome da FOUSP. Juntos, enfrentamos desafios, crescemos e consolidamos nossa posição como uma das principais instituições de ensino odontológico do mundo, reconhecida nacional e internacionalmente.

Completamos 125 anos de excelência, inovação e compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, e queremos compartilhar essa conquista com todos vocês. Por isso, convidamos toda a comunidade FO-USP e nossos queridos egressos para participarem das comemorações desse momento histórico. Será uma oportunidade única para reencontros, reflexões e para celebrarmos tudo o que construímos juntos.

Contamos com sua presença para tornar essa celebração ainda mais especial!

Parabéns, FOUSP! Que possamos seguir juntos, construindo o futuro da Odontologia com a mesma paixão e dedicação que nos trouxeram até aqui!

Prof. Dr. Giulio Gavini
Diretor da Faculdade de Odontologia da USP

A História da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Em 07 de dezembro de 1900, a Congregação da Escola Livre de Pharmacia, funcionando na Rua Brigadeiro Tobias de Aguiar, 1, na cidade de São Paulo, aprovou a criação de uma cadeira de Prótese Dentária. Em 1901, passou a oferecer também o curso de obstetrícia e, em 1902, recebia a designação de Escola de Pharmacia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo. Em 5 de novembro de 1904, foi lançada a pedra fundamental do novo edifício da Escola, à Rua Marques de Três Rios, no Bairro da Luz/Bom Retiro. Os diplomas expedidos nesse mesmo ano pela Escola, passaram a ter “equiparação federal”, isto é, validade em todo o território nacional.

A Escola passa, entre 1920 e 1932, por um período extremamente nebuloso, envolvida num processo de deterioração, resultante da legislação inadequada, descaso e complacência do Poder Público. Simultaneamente, por todo o estado de São Paulo, muitas escolas de farmácia e odontologia foram sendo criadas, levando o ensino de odontologia para a seara da imprudente comercialização. Tal circunstância, agravada pelo emaranhado de irregularidades, levou à perda pela Escola da “equiparação federal”, a qual se tentou reconquistar em 1927, no entanto, em 1931, um decreto federal extinguiu todas as escolas de odontologia do Estado e, em 1932, houve a intervenção do governo estadual com o sequestro dos bens da Escola.
O eminente médico e professor Benedito Montenegro foi encarregado de reestruturar a instituição e lhe trouxe importantes avanços na moralização e evolução do ensino e a fez ressurgir como Faculdade de Farmácia e Odontologia. Em 19 de dezembro de 1933, pelo Decreto nº 6.231, o Poder Público estadual assumiu a administração da Unidade de Ensino.
Em 1934, o Dr. Armando Salles de Oliveira, então interventor federal no Estado, juntamente com grupos de intelectuais e empreendedores de diversas atividades econômicas, fundou a Universidade de São Paulo, nela integrando a Faculdade de Farmácia e Odontologia, juntamente com as Faculdades de Direito, de Medicina, de Medicina Veterinária e Zootecnia, a Escola Politécnica e a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz. Sob a direção do Professor Benedito Montenegro, optou-se por criar uma nova Instituição, pois a antiga Faculdade possuía pendências junto ao Ministério da Educação. Surge, então a Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo.

Na primeira década de sua existência no seio da USP, a Faculdade de Farmácia e Odontologia passou por período de expansão, reorganizando a biblioteca, criando e equipando novos laboratórios e clínicas. Já, em 1934, introduziram-se as cadeiras de Eletroterapia e Radiologia Aplicadas, Cirurgia da Boca, bem como o ensino de Odontopediatria, ainda anexo à cadeira de Ortodontia. Entre 1935 e 1942, é dada continuidade às obras de remodelação, a instalação dos laboratórios tecnológicos da Cadeira de Química Industrial Farmacêutica e Clínica de Odontopediatria, serviço inédito no país. Além disso, iniciou-se a contratação de especialistas estrangeiros. O resultado é que, em 1941, a Faculdade foi elevada à condição de “melhor estabelecimento de ensino farmacêutico e odontológico do Brasil”.

Também foram abertos cursos noturnos de odontologia e farmácia. Foram contratados especialistas estrangeiros para cursos e palestras, entre eles, o Professor Arthur Gabel, norte americano de reconhecida competência, para reger a cadeira de Técnica Odontológica.

Foi o Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto que, pelo Decreto nº 40.346, de 7 de junho de 1962, desmembrou a Faculdade de Farmácia e Odontologia em duas Unidades: a Faculdade de Farmácia e Bioquímica (hoje Faculdade de Ciências Farmacêuticas) instalando-a na Cidade Universitária, e a Faculdade de Odontologia, mantida na Rua Três Rios. A separação só ocorreria definitivamente em 1972. Durante os anos de 1968 e 1969, iniciou se o processo de transferência de parte do ensino ministrado na Rua Três Rios para a Cidade Universitária, no bairro do Butantã. Acomodada em diversos prédios, e no cumprimento da reforma do ensino na Universidade, várias disciplinas foram disponibilizadas no campus, como também no antigo prédio do Bom Retiro.

No início da década de 1970, novas instalações foram construídas e/ou modernizadas, dentre elas uma nova clínica com 25 equipos. Houve também alteração da estrutura curricular e os “Anais”, periódico da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, foi substituído pela “Revista da Faculdade de Odontologia da USP”, publicação bianual de elevado padrão, veículo essencial para a difusão de parte do conhecimento científico produzido pelo corpo docente e discente da Faculdade. Foram editadas, ainda: “Bibliografia Brasileira de Odontologia”; “Sumários de Odontologia”; “Periódicos Brasileiros Correntes de Odontologia”; “Obras de Referência”; ‘Lista de Levantamentos Bibliográficos”, “Catálogo de Publicações Periódicas”, “Bio-Bibliografia do corpo docente; “Coleção de Obras Básicas” e “Coleção Mínima de Revistas”, sempre buscando que tais publicações fossem produzidas segundo a normalização técnica internacional, com elevado padrão editorial.

Na década de 1970 e início dos anos de 1980, as incertezas do mundo se implodem e com elas a perenidade da Odontologia. Aquilo que parecia permanente ali se tornou velho, antigo, passado. Não era possível apenas repetir velhas lições. Era necessário capacitar a Faculdade para acompanhar os novos tempos, as novas tecnologias e, para tanto, a pesquisa e a pós-graduação precisavam de espaço. Surge o mestrado, fruto de desmedidos esforços de nossos professores e, logo a seguir, o doutorado. No princípio, um pouco difícil, sem muitos recursos, porém marcando uma nova fase. Começavam então, de forma abrangente e contínua, as atividades de pesquisa na Instituição, com a abertura das linhas e áreas de estudo e pesquisa. As dissertações e as teses rumaram neste sentido. O momento era da obtenção e consolidação da massa crítica capaz de responder aos anseios do mundo em transformação. Iniciaram-se as consolidações das linhas de pesquisa e dos convênios internacionais. Surgiram os frutos do trabalho sob a forma de livros, manuais e publicações em revistas especializadas. O ensino da graduação se modificou e foi dinamizado pelo impacto das novas ideias. Os programas de pós-graduação passaram a ser classificados dentre os melhores do país. Níveis de excelência começaram a ser alcançados.

Em 1982, a chama da Rua Três Rios começou a se apagar. Nos altos do campus da Cidade Universitária, atualmente Avenida Professor Lineu Prestes, 2227, deu-se a inauguração do prédio próprio da Faculdade de Odontologia. Transferiu-se, nesse ano, toda a parte administrativa e o Departamento de Ortodontia e Odontopediatria. Iniciou-se também a transferência das atividades das diversas disciplinas clínicas ministradas no antigo prédio para uma ampla e única clínica, agora ocupando o subsolo do Hospital Universitário, com 128 consultórios completos, com equipamentos importados da Alemanha. Em 1989, definitivamente, todos os Departamentos estavam abrigados na atual sede da FOUSP.

Após doze anos de ininterrupta utilização, a Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia, no Hospital Universitário, necessitava de reformas e ampliação. Em um trabalho de interação entre a Reitoria da USP, da Direção da FOUSP, da então Coordenadoria do Espaço Físico, hoje Superintendência de Espaço Físico, e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (FFO-FUNDECTO), iniciou-se em 2003, em caráter de urgência, a reforma de um dos blocos do espaço anexo à Faculdade, destinado à nova Clínica Odontológica, onde os primeiros 48 novos consultórios foram disponibilizados para o ensino da graduação, pós-graduação, extensão de serviços à comunidade e pesquisa.
Em 2006, foram iniciadas as obras para a reforma total da nova clínica, mais uma vez, com recursos da Reitoria, da FOUSP, da então COESF e da FFO. A Fundação, em 2007, fez a doação de 24 novos consultórios e, em 2008, de mais 28 consultórios para a Clínica de Especialidades, quando da inauguração da Nova Clínica Odontológica que passou a contar com 202 consultórios odontológicos completos.

Motivada por esta centralização das atividades no espaço da própria Faculdade, realizou-se também, entre 2006 e 2009, a modernização das salas de aula, dos laboratórios de ensino multidisciplinares, as obras no corredor central e foram construídas as salas destinadas à Telessaúde e Teleodontologia, aos antigos alunos e ao Centro Acadêmico XXV de Janeiro.

No ensino de graduação, em 2009, foi implantada uma reestruturação curricular. Ampliou-se o curso para 10 semestres no período integral (5 anos) e manteve-se o período noturno com 12 semestres (6 anos). Na sua essência, essa reestruturação passou a oferecer um ensino mais interativo, com ajustes na grade curricular, nas cargas horárias, nos conteúdos das disciplinas, nas metodologias de ensino, com inserções de disciplinas de cunho formativo sociais e valorização da cidadania. Ampliou-se, ainda, a participação dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa sob orientações de docentes (iniciação científica) e no processo de internacionalização (intercâmbios de estudantes e professores); realizou-se a modernização dos laboratórios multidisciplinares e de salas de aula; o aprimoramento dos estágios vivenciais extra e intramuros e a introdução de disciplinas optativas para maior oportunidade de contato com teorias e práticas mais avançadas.

A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo hoje

Ao completar 125 anos, a Faculdade de Odontologia continua a oferecer a formação profissional de cirurgiões-dentistas por meio de uma estrutura técnico-cientifica sólida, crítica, ética e humanística compromissada com a sociedade, com respeitada repercussão no estado de São Paulo, no país e internacionalmente, que proporciona a esses profissionais o reconhecimento pelo excelente preparo, com valorização extremamente positiva no mercado de trabalho.

Para o desenvolvimento das atividades de ensino de graduação e pós graduação, de pesquisa e de cultura e extensão universitária, que abrangem os cursos de extensão em todas as suas modalidades, e a prestação de serviços pelo atendimento de pacientes com finalidade de ensino e pesquisa, entre outras atividades culturais, a Faculdade de Odontologia conta com 07 Departamentos, a saber: 1. Biomateriais e Biologia Oral, compreendendo as disciplinas de Biomateriais para Uso Direto, de Biomateriais para Uso Indireto e de Bioquímica Oral; 2. Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilofaciais, com as disciplinas de Cirurgia Odontológica I e II, de Traumatologia Bucomaxilofacial e de Prótese Bucomaxilofacial, 3. Dentística, com as disciplinas de Dentística I, de Dentística II, de Dentística III e de Endodontia, 4. Estomatologia, com as disciplinas de Clínica Integrada, de Estomatologia Clínica I e II, de Métodos de Diagnóstico por Imagem, de Patologia Geral, de Patologia Oral e Maxilofacial I e II, de Periodontia Diagnóstico e Cuidados Básicos, de Periodontia-Prevenção, de Periodontia-Terapêutica, de Radiologia aplicada ao Diagnóstico e de Radiologia Básica; 5. Odontologia Social com as disciplinas de Bioética, CAPS, Ciências Sociais em Saúde, Deontologia, Gestão e Planejamento em Odontologia, Metodologia Científica, Odontologia Forense e Saúde Coletiva em Odontologia; 6. Ortodontia e Odontopediatria, com as disciplinas de Clínica Infantil, de Odontopediatria e de Ortodontia Preventiva; 7. Prótese, com as disciplinas de Prótese Básica, de Prótese Total I e II, de Prótese Removível I e II e de Prótese Fixa I e II.

O corpo docente da Faculdade está envolvido com a produção de material didático, com autoria de livros de circulação nacional e internacional. Destaca-se o Núcleo de Teleodontologia, de enorme importância e colaboração na formação de estudantes e profissionais com ênfase em orientações de condutas clínicas à distância. Ainda, seus docentes prestam assessorias, consultorias, prestação de serviços e relatorias com atendimento junto às principais agências de fomento – CAPES, CNPq e FAPESP e em periódicos nacionais e internacionais. Emitem pareceres, laudos, perícias nas áreas cível e criminal para o Poder Judiciário e as Varas da infância e Juventude, orientações profissionais, entrevistas em diversas mídias, além de parcerias técnico-científicas com órgãos municipais, estaduais e federais. Participam de bancas examinadoras nas avaliações de monografias, dissertações e teses de mestrado e doutorado, como também em comissões avaliadoras de concursos públicos de ingresso e progressão na carreira docente, em entidades de ensino e de pesquisa. Participam de sociedades científicas e profissionais nacionais e internacionais.

A Faculdade de Odontologia tem por sua história e tradição mantido o compromisso com a sociedade paulista e brasileira. Esse é o resultado da qualidade de seu corpo docente e de seus servidores técnicos e administrativos. São 136 docentes, sendo 23 Professores Titulares, 07 Professores Associados 3, 21 Professores Associados 2, 35 Professores Associados 1, 45 Professores Doutores e 5 Professores Contratados pelo Programa de Atração e Retenção de Talentos. O corpo docente conta ainda com 6 docentes aposentados pelo Programa de Professor Sênior. São 169 servidores técnicos e administrativos, assim distribuídos: 46, de nível básico; 102, de nível técnico e 21 de nível superior.
Quando essas atividades, que revelam a sua história, são analisadas em seu conjunto, faz com que compreendamos por que diversos rankings de classificação e posicionamento especializados em instituições de ensino superior têm apontado a ODONTOLOGIA DA USP (incluindo as coirmãs de Ribeirão Preto e Bauru) como um dos vinte melhores cursos de Odontologia no mundo e, na América Latina, o primeiro. No ranking CWUR – Center for World University Ranking já fomos classificados como o primeiro (1º) e, no QS – QS World University Ranking, em nono (9º).

O Brasil, no conjunto das universidades, situa-se entre os 20 países melhor classificados no mundo, com a USP, dependendo do ranking, situando-se no conjunto das áreas entre 77º e 300º lugares. Destaca-se que na Universidade de São Paulo, entre todos os seus cursos – Engenharia, Medicina, Agronomia, Psicologia e os demais cursos, o curso de Odontologia (São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru) ocupa, por vários anos, o primeiro (1º) lugar.

As Comissões Regimentais

A Graduação

A FOUSP forma cirurgiões dentistas com perfil generalista, competentes nas diferentes áreas de atuação odontológica e na promoção da saúde. O objetivo central é que, ao final do curso, o cirurgião dentista tenha conhecimentos, habilidades, competências e comportamentos que o tornem capaz de decidir com base em evidências científicas e atuar com segurança e propriedade na promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças bucomaxilofaciais e das afecções que envolvem o sistema estomatognático, restabelecendo a estética, a fonética e a função mastigatória. O curso de graduação é oferecido em dois períodos, integral e noturno, ambos com carga horária total de 4.860 horas, sendo que no integral tem duração de 10 semestres e no noturno 12 semestres. Com a reestruturação curricular implementada em 2024, o curso foi organizado em 16 Unidades Curriculares interdisciplinares e flexibilizada com a introdução de disciplinas optativas eletivas. Os conteúdos são oferecidos de forma integrada, e com a participação de outros Institutos da USP, como o Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Química e Instituto de Biociências.

Míriam Lacalle Turbino, presidente e Roberto Ruggiero Braga, Vice-Presidente

A Pós-Graduação

A FOUSP continua a desempenhar um papel fundamental na formação de mestres, doutores e especialistas nas diversas áreas do conhecimento odontológico. Até Fevereiro de 2025, foram titulados 1.926 doutores nos programas de pós-graduação acadêmicos , incluindo aqueles que cursaram o Doutorado Interinstitucional em parceria com as Universidades Federais do Pará e Piauí, além da Universidade Central do Equador. No mesmo período, foram formados 2.600 mestres, considerando também os programas interinstitucionais com as Universidades Federais do Pará e do Mato Grosso do Sul. Além disso, 165 profissionais concluíram o Mestrado Profissional em Lasers na Odontologia, e 109 obtiveram o título pelo Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Saúde Pública e a Escola de Enfermagem e Instituto de Psicologia da USP. Uma parcela significativa desses titulados atua como docente e pesquisador em diversas instituições de ensino e pesquisa, tanto no Brasil quanto no exterior, além de estarem inseridos na iniciativa privada e na gestão de serviços e hospitais. 

Atualmente, a FOUSP oferece três programas de pós-graduação stricto sensu: Ciências Odontológicas, Odontologia, e Diagnóstico Bucal, Radiologia Odontológica e Imaginologia, além do Mestrado Profissional Interunidades em Formação Interdisciplinar em Saúde.

Na modalidade lato sensu, são oferecidos 29 cursos de especialização em diversas áreas da Odontologia, incluindo: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dentística, Endodontia, Periodontia, Implantodontia, Prótese Dentária, Odontopediatria, Ortodontia, Radiologia, Patologia Bucal, Pacientes Especiais e Odontologia Legal.

Cláudio Mendes Pannuti, Presidente e Fernando Neves Nogueira, Vice-Presidente

A Pesquisa e Inovação

Na pesquisa são constantes e crescentes as produções científicas dos professores e seus estudantes. São 30 laboratórios de pesquisa, entre eles o de Biologia Oral, Biomateriais, Células Tronco, Lasers, Odontologia Forense, Patologia Bucal, Odontopediatria e Ortodontia e outros mais abrangendo o conhecimento odontológico e contando com a participação de pesquisadores em diferentes níveis de carreira, entre eles docentes, pós-doutorandos, pós-graduandos, alunos de iniciação científica e alunos de pré-iniciação científica, além te profissionais de nível técnico, todos, recursos humanos imprescindíveis para a realização com êxito das pesquisas, com impacto científico e social na área de Odontologia e outras afins. Foram 57 patentes depositadas a partir de trabalhos científicos desenvolvidos na Unidade como também os estudos epidemiológicos das condições de saúde bucal em crianças; o observatório de recursos humanos da FOUSP para o estudo e acompanhamento e avaliação de políticas e programas setoriais, além dos sistemas de educação e trabalho, bem como implementação de evidências e avaliações econômicas em saúde.

Apresenta ainda o Centro de Pesquisas Clínicas – CEPEC – e o Centro de Produção Digital – CPDig. No período de 2010 a 2019, foram publicados pelos docentes 2.680 artigos em periódicos nacionais e internacionais; 2.171 trabalhos em eventos científicos; 302 capítulos de livros e 130 livros publicados ou organizados. São expressivas as citações registradas em bases científicas, sendo 2.372 só na Base Scopus, nos últimos 5 anos. Tal repercussão resulta em importantes parcerias, convênios nacionais e internacionais com universidades, centros e institutos de pesquisa. Podemos citar como exemplo as parcerias com a Faculdade de Medicina, o Instituto de Ciências Biomédicas, o Instituto de Química, a Faculdade de Odontologia de Bauru, a Escola Politécnica, o Instituto de Física, Instituto de Matemática e Estatística, todos da USP; convênios nacionais com o Instituto de Câncer A. C. Camargo, o ICESP – Instituto de Câncer do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Mario Covas, o SESC-SP, o Tribunal de Justiça de São Paulo; Secretaria Municipal e Estadual de Saúde de São Paulo,  convênios internacionais com a Universidade de Aachen, Alemanha; Academic Center for Dentistry, Amsterdam; Faculty of Medicine and Dentistry of Bergen, Noruega; Universidad Central del Ecuador e Universidad Internacional del Ecuador, Equador; Okayama University Graduate School of Medicine, Dentristry and Pharmaceutical Sciences, Japão; Universitat Internacional de Catalunya, Espanha; Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, Portugal; International Team for Implantology, Suíça. A mobilidade de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação permite resultados expressivos não só na pesquisa como também nas indicações para as lideranças em importantes associações nacionais e internacionais e na participação de destaque nos eventos mais relevantes da área, resultado de prestígio entre os pares.

Em âmbito nacional, a Faculdade de Odontologia se insere em núcleos de pesquisa da USP como o Núcleo e Apoio à Pesquisa – NAP Saliva e o Núcleo Genoma do Câncer de Cabeça e Pescoço. Está presente nos projetos como o VigiFluor, do Ministério do Trabalho e em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP; Projeto Observatório de Recursos Humanos em Odontologia; Projeto de Antropologia Forense e Odontologia Legal; Projeto Programa Nacional de Reorientação de Formação Profissional em Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde e Projetos de Pesquisa em Saúde Bucal. Além disso, é referência para diferentes serviços de saúde com o Núcleo de Tomada de Decisão Baseada em Evidências e Avaliações Econômicas (EvipOralHealth), vinculado à EvipNet do Ministério da Saúde e Núcleo de Telessaúde.

Anualmente é promovida, pela Comissão de Pesquisa e Inovação, a “Reunião de Pesquisa” e a “Semana de Iniciação Científica”, da FOUSP., além da Edição da área de Odontologia, em parceria com as demais unidades de Odontologia da USP (FORP e FOB). Nos primeiros, são apresentados trabalhos científicos por estudantes de graduação e pós-graduação e seus orientadores, que são avaliados por comissões de docentes-pesquisadores internos e externos à instituição e com premiações – Prêmio Professor Flávio Fava de Moraes – de incentivo e reconhecimento pela qualidade e pela produtividade em pesquisa dos docentes e seus colaboradores, com patrocínio da Fundação da Faculdade de Odontologia. No último, destacamos os trabalhos realizados pelos alunos de iniciação e pré-iniciação científica da unidade e abrimos para a discussão com professores e alunos das três unidades USP. As atividades de pesquisa na instituição ainda são reforçadas com foco também nas especialidades. Tem-se a “Jornada Científica do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais– JOCAPE”, “Encontro de Professores de Dentística, “Encontro de Professores de Materiais Dentários”, “Encontro de Professores e Pós-Graduandos em Odontopediatria e Ortodontia”, entre outros. Anualmente, a Comissão de Pesquisa e Inovação e o CEPEC-FOUSP também promovem cursos de capacitação para seus pesquisadores e alunos, abrangendo os temas científicos mais atuais, buscando sempre primar pela excelência disruptiva em pesquisa. Mantém-se efetiva participação em projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação envolvendo estudantes de escolas de ensino médio e técnico do Estado de São Paulo, ofertando projetos para bolsistas de pre-iniciação científica, com os programas PIBIC-CNPq e também os projetos “Integrando o Ensino Médio e Técnico com a Pesquisa” e o “Experimentando Ciência”. A FOUSP também é uma referência em Ciência Aberta, uma pauta em franco crescimento dentro da Universidade. A faculdade vem sediando diferentes eventos na temática, articulados por diferentes frentes da unidade, nos últimos anos e tem forte participação nas ações nesse sentido em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, com a participação ativas dos embaixadores de Ciência Aberta. É, ainda, uma pioneira na realização de projetos de pesquisa envolvendo ciência cidadã e a inclusão da sociedade como atores na pesquisa científica. Ainda visando a interação com a sociedade, por ocasião da comemoração dos 125 anos da FOUSP, a Comissão de Pesquisa e Inovação está lançando a campanha de divulgação científica “FOUSP 125 anos: Conectando Ciência e Sociedade”, com o objetivo de disponibilizar ainda mais informações sobre as pesquisas realizadas na FOUSP tanto para ser acessível para outros pesquisadores, como para

Mariana Minatel Braga Fraga, Presidente e Taís Scaramucci Forlin, Vice-Presidente

A Cultura e Extensão Universitária

As atividades de cultura e extensão da FOUSP envolveram aproximadamente 410 participantes, entre discentes de graduação e pós-graduação, docentes, funcionários e colaboradores externos. Sob a orientação de docentes da instituição, esses participantes atuaram em projetos de extensão junto à comunidade. Entre os principais projetos, destacam-se: Projeto Sorria Pro Bem – Cristina/MG, Bandeira Científica – Iguape/SP (realizado anualmente em diferentes municípios do país), Projeto Embu – Embu/SP, Foco Conecta – Barueri/SP, Projeto Jardim Caiçara – São Paulo/SP, Projeto Jardim Peri – São Paulo/SP, Projeto Dom Bosco – São Paulo/SP. Esses projetos proporcionam aos estudantes experiências enriquecedoras em diversas realidades do país, estimulando o exercício da cidadania e promovendo uma formação integrada ao contexto socioeconômico das comunidades atendidas. Em 2024, essas iniciativas realizaram aproximadamente 2.610 atendimentos a crianças do ensino fundamental.

Além das atividades comunitárias, a FOUSP oferece uma ampla gama de cursos de extensão. Em parceria com a Fundecto – Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia, sendo disponibilizados: 37 cursos de Especialização, 4 cursos de Prática Profissionalizante, 61 cursos de Atualização e 14 cursos de Difusão. Além desses cursos, são promovidas anualmente pela FOUSP: 70 edições de Programas de Atualização, 14 cursos de Difusão e 1 edição do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Modalidade Uniprofissional. No formato de Ensino à Distância (EaD), são oferecidos 5 cursos de Difusão. Até 2024, aproximadamente 23.000 profissionais frequentaram os cursos de extensão da FOUSP. Anualmente, os cursos atendem cerca de 39.000 pacientes em diversas especialidades odontológicas.

Por fim, a FOUSP tem participado ativamente de iniciativas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, como: Programa “A USP e as Profissões”, Visita Monitorada à FOUSP, Semana de Arte e Cultura, e Música de Câmara na FOUSP, este último em parceria com o LAMUC – Laboratório de Música de Câmara da ECA/USP. Essas atividades reforçam a integração entre a universidade e a sociedade, ampliando o impacto da FOUSP no desenvolvimento acadêmico e cultural.

Regina Tamaki, Presidente e Carla Renata Sipert, Vice-Presidente

A Inclusão e Pertencimento

As políticas afirmativas que buscam tornar a universidade mais diversa, democrática e equitativa foram potencializadas com a criação da Pró-reitora de Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo (PRIP), no ano de 2022. E buscando a construção de um espaço que contemple essas políticas, a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo criou a Comissão de Inclusão e Pertencimento, cujo compromisso é com a criação de um ambiente acadêmico que não seja apenas movido pela relação de ensino-aprendizado, mas assegure que as opiniões e sugestões de alunos, docentes e funcionários sejam acolhidas e valorizadas.
Reconhecemos que a universidade, por vezes, pode reproduzir práticas discriminatórias e relações desiguais de poder. Assim, a Comissão atua em sintonia com a PRIP, para a transformação dessas práticas, promovendo ações para que todos se sintam valorizados e integrados. Nesse sentido, impulsiona-se a promoção de um diálogo contínuo e transparente, por meio de reuniões periódicas e campanhas educativas, estabelecendo um canal de comunicação, onde todos podem expressar suas preocupações, fomentando uma cultura de respeito à diversidade.

Por meio de programas, editais específicos e iniciativas próprias busca-se assegurar um sentimento de tranquilidade para o pleno desenvolvimento acadêmico. Algumas dessas ações:

Grupo de Apoio ao Estudante FOUSP – iniciativa da FOUSP para o acompanhamento e apoio, quando desejado pelo aluno, oferecendo, por meio de diálogo, orientação diante de situações acadêmicas.

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil – PAPFE integra a política de permanência e visa dar suporte a estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu em condição de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da concessão de alguns tipos de auxílio: vaga em moradia estudantil e auxílio financeiro parcial, gratuidade das refeições no campus ou auxílio financeiro integral.

Em ação unificada das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão e Inclusão e Pertencimento, os alunos podem se inscrever no Programa Unificado de Bolsas que propõe o aprimoramento da formação cidadã, acadêmica e profissional, oferecendo bolsa aos alunos que participam dos projetos comtemplados. Particularmente, na vertente de Inclusão e Pertencimento, as abordagens envolvem os seguintes temas: Esporte, Bem-Estar, Saúde Mental, Diversidade Racial e de Gênero e Ações de apoio à Vida no Campus.
Edital: Bem-Estar e Pertencimento, concedidos apoios financeiros a projetos que visem à promoção do bem-estar físico, mental e social dos servidores técnico-administrativos, à melhoria do ambiente de trabalho e à ampliação da sensação de pertencimento.

A Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional – CCANI

A CCANI tem como missão fortalecer a integração da FOUSP com outras instituições de ensino superior, órgãos públicos e a sociedade, promovendo e apoiando a cooperação acadêmica no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e inovação, cultura e extensão, inclusão e pertencimento, tanto no cenário nacional quanto no internacional.

Nos últimos anos, a CCANI tem se dedicado a solidificar os convênios internacionais existentes e a ampliar os horizontes com novas parcerias com Faculdades de Odontologia no exterior, possibilitando que um número crescente de alunos de graduação realize intercâmbios de curta ou longa duração. Atualmente, os alunos de graduação têm a opção de vivenciar essa experiência acadêmica e cultural em Faculdades de Odontologia no Japão, Egito, Moçambique, Croácia, Itália, Portugal, Canadá, Equador, Chile e Argentina. Em 2025, a FOUSP atingiu um recorde de 30 alunos realizando intercâmbio no exterior por períodos que variaram de 31 a 91 dias. Todos os discentes viajaram nos meses de janeiro, fevereiro e março, a maioria com bolsas da USP.

Para os alunos que preferem realizar intercâmbio dentro do Brasil, a Comissão criou, em 2024, a possibilidade de 10 alunos viajarem, com passagens aéreas doadas pela FUNDECTO, para Faculdades de Odontologia Federais localizadas em Belém, Recife, Goiânia, Uberlândia e Curitiba – uma instituição em cada região do país. Nossos alunos permanecem nesses locais por uma semana. Os alunos selecionados para intercâmbio passam por um processo criterioso, no qual são avaliadas suas notas e projetos de pesquisa, sempre considerando o acolhimento da diversidade, assegurando oportunidades e oferecendo condições para que toda a comunidade discente da FOUSP possa vivenciar essa experiência acadêmica.

Consideramos que os alunos que realizam intercâmbio nacional e internacional atuam como embaixadores da FOUSP nos locais onde residem temporariamente. Durante o intercâmbio, eles participam de atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com o calendário acadêmico da instituição anfitriã. A CCANI também é responsável pelo acolhimento de alunos estrangeiros de graduação que procuram a FOUSP para realizar estágios de curta ou longa duração. Alguns alunos permanecem na FOUSP por um semestre inteiro. Em ação conjunta com a Comissão de Graduação, a CCANI auxilia esses estudantes na definição de um quadro de atividades.

A CCANI disponibiliza uma cartilha em português para orientar os alunos que vão ao exterior sobre o processo de inscrição no intercâmbio, além de cartilhas em outros idiomas para os alunos estrangeiros, com informações sobre como chegar a São Paulo e à FOUSP, bem como dicas sobre a vida acadêmica e a rotina na USP. Além da graduação, a CCANI auxilia na formalização de convênios de pós-graduação voltados à mobilidade de estudantes e à cooperação em pesquisa. A FOUSP recebe muitos alunos de pós-graduação do exterior interessados em realizar estágios de curta duração. Além disso, a CCANI oferece suporte aos alunos que participam do Doutorado Interinstitucional (Dinter), especialmente àqueles provenientes do exterior.

Com o intuito de capacitar linguisticamente os alunos de graduação e pós-graduação, a CCANI mantém uma atividade chamada CCANI Club, que consiste em bate-papos em idiomas estrangeiros, como espanhol e inglês, conduzidos por profissionais residentes no exterior. Essa iniciativa permite aos participantes o contato direto com a língua estrangeira sem precisar sair do país, além de aproximá-los de outras culturas e realidades internacionais. A CCANI também está presente nas visitas internacionais e nacionais à FOUSP, pois uma de suas funções é assessorar a Diretoria da Faculdade quando há interesse, por parte das instituições visitantes, em estabelecer cooperação acadêmica.

Marcelo José Strazzeri Bönecker, Presidente e Paulo Henrique Braz da Silva, Vice-Presidente

A Clínica Odontológica

A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) celebra 125 anos de contribuição à sociedade, oferecendo atendimento odontológico de qualidade, além uma estrutura física bem equipada para a promoção da excelência no ensino, pesquisa e extensão. As atividades clínicas da FOUSP têm especial relevância e impactam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade. Com uma estrutura composta por seis clínicas, além de outros centros e setores, a FOUSP realiza cerca de 148.000 procedimentos clínicos anuais, abrangendo uma ampla variedade de pacientes e necessidades odontológicas. Entre os serviços oferecidos, destacam-se:

  • Clínica da graduação: atendimento de pacientes de baixa e média complexidade
  • Clínica de Pós-Graduação: Atendimento e pesquisas nas diversas especialidades da odontologia.
  • Setor de Urgências Odontológicas: Pronto atendimento para problemas relacionados a dores no complexo buco-dental.
  • Centro de Atendimento de Pacientes Especiais (CAPE): Atendimento a pacientes com distúrbios neuromotores, doenças sistêmicas e infectocontagiosas.
  • Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO): Tratamento e prevenção de patologias com uso de lasers (ex: tratamento de mucosite em pacientes submetidos à quimioterapia e radioterapia).
  • Setor de Prótese Bucomaxilofacial: Atendimento a pacientes com sequelas de tratamentos oncológicos.
  • Programa Envelhecer Sorrindo: Atendimento especializado para pacientes idosos.
  • Centro de Atendimento Dentística-Endodontia Traumatismo Dental (CADE/Trauma): Atendimento de urgência e tratamento de traumatismos alvéolo-dentários.
  • Serviço de Patologia Cirúrgica: Centro de referência em diagnóstico anatomopatológico de lesões bucais.

Com 125 anos de história, a Faculdade de Odontologia da USP continua a ser uma referência em sua área, promovendo avanços significativos na odontologia e no bem-estar da comunidade.

Igor Studart Medeiros, Supervisor da Clínica Odontológica

O Serviço de Documentação Odontológico

O Serviço de Documentação Odontológica (SDO) teve sua origem na Biblioteca da antiga Escola de Pharmácia, Odontologia e Obstetrícia, que foi anexada à Universidade de São Paulo, quando de sua fundação em 1934, com o nome de Faculdade de Farmácia e Odontologia. A partir de 1962, com o desmembramento das duas Faculdades, a Biblioteca recebeu o nome de Seção de Documentação Odontológica.

A biblioteca foi pioneira em oferecer o primeiro curso de Orientação Bibliográfica no Brasil,  desenvolvido pela então Diretora do SDO, a bibliotecária Terezine Arantes Ferraz, na década de 70, o que foi bastante representativo para a comunidade odontológica. Esta experiência foi disseminada para bibliotecas de outras áreas do conhecimento e pode-se dizer que, atualmente, uma grande maioria delas prevê a aplicação e institucionalização de programas de capacitação de usuários de bibliotecas, envolvendo os mais diversos conteúdos. 

Em 1936 é publicado os Anais da Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo,  que deu origem em 1963 ao primeiro volume da Revista da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

Por manter recursos técnicos e bibliográficos considerados essenciais dentro da literatura odontológica, estendeu seus serviços às demais bibliotecas brasileiras na especialidade, constituindo-se automaticamente no Centro Nacional de Informação em Odontologia. A partir de 1985, passou a designar-se Serviço de Documentação Odontológica, ampliando suas atividades com a criação de novos setores. Em 1990, por meio do Convênio BIREME/USP, passou a ser Centro Cooperante a nível nacional na área de Ciências da Saúde da Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde/BIREME/OPAS/OMS. Em razão de apoio financeiro da W. K. Kellogg Foundation, a partir de 1991 o SDO vem coordenando as atividades da “Sub-Rede Nacional de Informação na Área de Ciências da Saúde Oral”, através de projeto firmado entre W. K. Kellogg Foundation, Faculdade de Odontologia da USP e a BIREME que surgiu com a missão de contribuir para o desenvolvimento da odontologia no Brasil, por meio da promoção do uso da informação técnico-científica. composto por dezessete bibliotecas que engloba as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro Oeste, aperfeiçoando a publicação da Bibliografia Brasileira de Odontologia, editada desde 1970 até 1995, na forma impressa e, a partir de 1996 disponibilizada em meio eletrônico (CD-ROM) e, on-line a partir de 2001. Colabora com a Base de Dados LILACS/BIREME, além do Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS e com o Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos/IBICT. Dentre as atividades desenvolvidas para o atendimento ao usuário destacam-se:

  • empréstimo (domiciliar e entre bibliotecas); consulta; assistência ao usuário;
  • normalização de referências e trabalhos científicos;
  • reprodução de documentos, comutação bibliográfica, memória científica do corpo docente; 
  • aulas teórica-práticas de metodologia da pesquisa científica;
  • treinamento formal de acesso às bases de dados e EndNoteWeb;
  • serviços gráficos para a comunidade FOUSP (impressão, serviços de gravação de capas  entre outros)
  • Oficina de conservação e preservação do material bibliográfico do SDO recupera itens danificados impressão, encadernação, etc) e oficina de conservação, preservação e restauração de material bibliográfico.

Em sua home-age disponibiliza serviços online para os usuários, tais como: facebook; formulários para sugestão/reclamação e de solicitação de levantamento bibliográfico; folha de estilo para redação de dissertação e tese de acordo com Estilo Vancouver; relação de aquisição de livros, entre outros. Em 1999, a “Sub-Rede Nacional de Informação na Área de Ciências da Saúde Oral” passa a denominar-se “Sistema Especializado na Área de Odontologia” e em 2003, “Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia” (SIEO) com o propósito de impulsionar o desenvolvimento das bibliotecas odontológicas nacionais e satisfazer a demanda de informação dos profissionais desta área.  Definida a necessidade de criação da rede nacional de informação, e à medida que o projeto se expandia em produtos e serviços era necessário reunir colaboradores para a construção da Biblioteca Virtual em Saúde Odontologia. Este processo contou com um período de vários anos para e em 04 outubro de 2010 foi certificada a BVS Odontologia Brasil, considerada uma fonte de informação de suma importância no dia a dia da odontologia brasileira por vencer as barreiras geográficas disseminando o conhecimento científico em odontologia em caráter internacional. 

A BVS Odontologia Brasil, por sua vez, pode ser entendida como a instância que possibilita o acesso a informação para atender às necessidades de um grupo social ou da sociedade em geral, através da administração do seu patrimônio informacional e do exercício de uma função educativa, ao orientar os usuários na utilização da informação. Sendo esta considerada referência nacional em informação odontológica não se pode ignorar que um dos traços marcantes do século XXI, é a transformação veloz da própria natureza do conhecimento científico e tecnológico tendo seus reflexos cada vez mais visíveis no mundo atual, o que reflete nas universidades e nas bibliotecas integrantes da Rede BVS Odontologia Brasil, nova postura de atuação.

Mas frente a esta sociedade organizada de forma complexa, como é a sociedade atual, não se pode considerar o sistema educativo como um modelo absoluto. Na atualidade desenvolve-se uma quantidade excessiva de conhecimento, de informação e um excedente de alternativas em todos os campos da vida, perante os quais o indivíduo deve desenvolver metodologias específicas que lhe permitam a escolha e a organização do conhecimento que mais se harmonize com as suas necessidades. Visto que nos tempos atuais, a produção do conhecimento está sendo conduzida pela transdisciplinaridade de informações, o que vem de encontro ao modelo da BVS Odontologia Brasil.

Neste cenário a BVS Odontologia Brasil se insere como “Centro de Organização da Informação” para apoio a seus usuários presenciais e virtuais no processo de investigação da informação, o que será decisiva para pesquisa em: recursos bibliográficos e documentais; redes virtuais de pesquisa documental em suporte variado; tutorização; prestação de serviços e formação de utilizadores.

Assistimos a uma autêntica revolução ao nível do processo de transferência do conhecimento, por influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), resultando na necessidade da criação da BVS Odontologia Brasil, integrando novos recursos de informação e comunicação, e reconvertendo os papéis dos diferentes atores reais e virtuais do processo de aprendizagem. A BVS Odontologia Brasil pode ser parte ativa no cumprimento dos objetivos estratégicos das instituições do ensino superior, adequando as suas infraestruturas às novas metodologias do profissional bibliotecário, ao ensino virtual em complemento ao ensino presencial.  O avanço tecnológico permitiu a organização e a disseminação da informação em larga escala, o que tornou possível a democratização do conhecimento em todos os campos do saber, incluindo a Odontologia.

Este novo espaço teve influência direta nos serviços de informação exigindo a formulação de novas estratégias para o armazenamento e a disponibilização da produção gerada por pesquisadores e profissionais da área de odontologia, bem como fornecer novas fontes de informação a seus usuários. 

Com um perfil empreendedor e inovador em Agosto de 2009, o SDO/FOUSP, como Centro Coordenador da Rede BVS Odontologia Brasil propôs a SciELO a criação de uma coleção temática de Periódicos de Odontologia, utilizando a Metodologia SciELO. Nesse contexto, após a realização de algumas reuniões entre as equipes técnicas da USP e SciELO, para o esclarecimento dos pré-requisitos para a adoção dessa metodologia, ficou acordado que a SciELO assistiria  ao SDO/FOUSP na implementação da coleção de Periódicos de Odontologia com a adoção da Plataforma SciELO.

Dando continuidade ao processo de inovação o SDO/FOUSP se insere como CRAI – Centro de Recursos para Apoio a Aprendizagem e Investigação para apoio às tarefas de ensino e aprendizagem que engloba: organização e monitorização. Esta metodologia implicará no uso permanente das coleções da biblioteca, acesso a serviços e recursos da rede e grande variedade de material didático. Além da biblioteca prestar suporte à docência e a investigação, propiciará neste espaço a oportunidade de criação de materiais orientados à formação/informação complementando a exigência dos novos planos de estudo. A biblioteca, assessorada por pessoal qualificado e experiente, enquanto plataformas de recursos informacionais, será decisiva para implementar um modelo didático com: espaços de trabalho autônomo; recursos bibliográficos e documentais; redes virtuais de pesquisa documental em suporte variado; tutorização; prestação de serviços e formação de utilizadores.  Para atingir este panorama faz-se indispensável a existência de uma biblioteca comprometida com essa concepção pedagógica, renovada e atualizada. Renovada no sentido de colocar-se como espaço parceiro fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Atualizada no campo das tecnologias da informação, buscando aparelhar-se para corresponder de maneira competente, aos desafios do nosso tempo, disponibilizando o acesso a informação nas suas mais variadas formas.

Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos, Chefe-Técnica